quarta-feira, 25 de abril de 2012

Erê de Umbanda







(Minha nêga maluca, diferente de todas que já vi!)

Dia 19/04/12 fui a Salvador e como de praxe fui no Mercado Modelo comprar mais uma nêga maluca pra minha coleção e não encontrei nada diferente, que me chamasse a atenção, eram todas iguais...fiquei desestimulada e voltei pra casa com a sensação de dever não cumprido! Estava triste porque ia voltar pra casa sem a minha boneca!!!!
No outro dia estava conversando com minha tia após o café e sem esperar ouvi uma senhora atrás de mim dizendo: "Minha filha, eu tenho essa boneca há mais de cinco anos e eu te escolhi para ser a minha herdeira. Agora ela é sua e estou te dando com muito amor, espero que cuide muito bem dela!"...nossa, segurei a boneca com força e desabei no choro!!!! Minhas irmãs que estavam sentadas ao meu lado não se contiveram e participaram da mesma emoção que eu, pois até então NINGUÉM, além de minhas irmãs, sabiam que eu procurava uma boneca!!!
Mas o que mais me impressionou não foi ter ganho a boneca, mas sim, os brincos dela, em forma de lua e estrela( símbolo do CEMARO), centro de Umbanda de um amigo muito querido!!! E só reparei quando minha tia pegou a boneca e apontou para o brinco dizendo: "Vc tem que ser essa estrela que brilha!!!!".
Todas as terças e quartas eu mentalizo os chefes das casas onde eu ia, na cidade de Teresópolis!!!
Pra mim, essa foi uma maneira que os bons velhinhos e erês acharam para dizer que não me abandonaram!





(Símbolo do CEMARO)

Só tenho a agradecer!!!
E quem duvida???
E o impulso que senti pra comer cocada(na minha mão na foto abaixo!)?
Quem explica?
Coisas de Ibejis....




(Impulso de comer cocada da Bahia)

O Erê é o intermediário entre a pessoa e seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade.
(Fonte: http://www.guardiadeorixa.com/Ibejis.htm)