quarta-feira, 28 de julho de 2010

Canadá, um sonho possível!


Eu ainda não tinha falado nada para vocês, mas, há muito tempo, venho acumulando tristezas no meu peito, pelo tipo de governantes que vieram a presidir nossa República Federativa nos últimos anos. Por conta desses fatores, muitas pessoas foram morar no exterior, tentar uma vida melhor, porque aqui é praticamente impossível, o salário é indecente, os humildes em vez de receber oportunidades de trabalho, recebem o bolsa-escola que, para mim, é a compra indireta de voto.
Tenho um primo que está indo morar no Canadá com visto permanente de estudante. Tendo esse visto, após 3 anos de permanência, poderá ser dada a entrada com pedido de cidadania, isso, inclusive, com ajuda do governo de lá para aprimorar o francês, além de cursos técnicos que te dão a oportunidade de melhorar seu currículo. Em alguns desses cursos você recebe benefícios como laptop para estudar, moradia e bolsa para se manter. Aí está o site para vocês conferirem: http://www.cegep-matane.qc.ca/ .
Nós estudamos nos melhores colégios e universidades para ter uma vida decente, mas os nossos políticos não ajudam, só pioram!!!
Em um blog de um garoto que já mora lá, Gean Oliveira, ele recomenda os seguintes tópicos:

  • Seja humilde. Aqui você é igual a todo mundo. Por maior o cargo que você teve no Brasil, aqui você começa de baixo;
  • Ficar em casa chorando pq não arruma emprego não adianta, saia e vá a luta.Esperar o inglês perfeito pra procurar emprego é bobagem. Até hoje o meu está capenga. E venho estudando desde 1996;
  • Fale pra todos os seus conhecidos que você está procurando emprego. Isso se chama Network;
  • Aplicar do Brasil, apenas com a nossa experiência não adianta muita coisa. Mas é melhor do que nada;
  • Trabalho voluntário é importante e te põe em contato com muita gente;
  • Tenha sempre em mãos papel e caneta. Dê seu telefone e pegue o telefone dos conhecidos;
  • Responda sempre que alguém te ligar;
  • Acostume-se a receber Não!;
  • É preciso às vezes ser cara de pau (num bom sentido, claro) e ligar pra alguém que você não conhece e dizer que está procurando emprego. Você é amigo do amigo de um amigo. Pode não dar certo, a pessoa te chama de doido, mas também pode dar. Você tem 50% de chances.
Isso para começar!!! Quando tiver mais listas de sites e documentações, irei postando. E para quem quiser ter a oportunidade de morar no Canadá, é bom ir logo agilizando toda a papelada...quase um dossiê da sua vida inteira!!!
Ah, e isso é específico para a região do Quebéc, portanto, se vocês não falam francês, corram! E caso não tenham tempo para estudar durante o dia, eu recomendo dois sites muito bons, onde você aprende rápido e faz amigos na mesma proporção, são eles: www.livemocha.com e www.busuu.com . Vocês ainda podem me encontrar neles, pois ainda estou inscrita nos dois! Até mais.