segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Confiança, o que é e de onde buscar!


                                               
                                                   (Fonte: Juciara Azevedo, arquivo pessoal ® )

Hoje acordei com uma vontade de perguntar ao mundo o que vem a ser, na teoria, a confiança! Encontrei buscando na internet uma explicação um tanto quanto plausível, que é a seguinte:
"Confiança é o ato de confiar na analise se um fato é ou não verdadeiro , devido a experiências anteriores, entregando essa análise à fonte de estatísticas e opiniões de onde provém a informação e simplesmente considerando-a checando-a com outras informações a chamada cruzamento de informações. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro.
Como exemplo simples temos na expectativa de votar em um político e/ou partido político no Brasil . Se esse político é ou não é de confiança.
Aceitar a própria decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.
Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa é o que Sun Tzu chama de confiança no desenvolvimento da guerra , sendo fundamental, para a sobrevivência do Estado o chamado Sistema Nacional de Inteligência, vide a obra completa da " Arte da Guerra ", de Sun Tzu Kong Fun Sen, nome completo do imperador chinês.

Surgimento

O grau de confiança entre duas pessoas ou mais, é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra, dentro de uma nação. Tem como base experiências passadas que corroboram um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. Também é "a expectativa que nasce no seio de uma comunidade de comportamento estável, honesto e cooperativo, baseado em normas compartilhadas pelos membros dessa comunidade". Quando isso ocorre, tenho condições de prever o comportamento do outro em uma dada circunstância. Confiança é previsibilidade do comportamento e bem - estar de um país - nação.
Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira, que seria a cultura. Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que: a) pertencemos à mesma comunidade de valores ou cultura, e b) sei que ele estará tão orientado para atender a meus/nossos interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele. Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado.
Assim, a quantidade e a freqüência das negociações podem ser indicadores de que nem tudo vai bem no país segundo Sun Tzu . Se a oportunidade de negociar pode ser um indício de relações democráticas e igualitárias, o excesso de negociações é um indicador seguro de falta de confiança porque, no limite, quando eu confio totalmente, não negocio. Assim, quanto maior o número de negociações, menor a abertura entre os interlocutores .

Exemplo

Mesmo quando duas pessoas possuem fortes vínculos afetivos - marido e mulher, comandantes e subordinados, rei e súditos, por exemplo -, existem situações em que eles têm de negociar, porque um não confia na decisão do outro e isso não tem, em princípio, nada a ver com honestidade, mas sim com a incapacidade de prever o comportamento do outro. Um exemplo: numa sexta-feira à noite, voltando para casa, o marido está planejando ir ao cinema, pois há um filme a que ele quer muito assistir. Ao mesmo tempo, a mulher deseja ir ao teatro. Se um deles deixar a decisão nas mãos do outro - em confiança -, o desfecho será ganha/perde. Se decidirem negociar, deverão explorar os reais interesses em jogo, nos outros comportamentos entra o que se costuma chamar de corrupção. Se o que eles desejam realmente, o mesmo objetivo e/ou objetivos contrários, possivelmente cada um irá para seu lado provocando a desunião entre os casais e o caos da nação, segundo Sun Tzu Kong Fu Sen. Tecnicamente, pode-se dizer que, nesse caso, eles não confiam uns nos outros, ainda que em outras dimensões importantes do casamento/Estado a confiança seja total e irrestrita.
A rapidez na solução do impasse dependerá do grau de abertura existente entre os dois no casamento ou no caos da nação. Imagine que o marido/políticos temem abrir seus reais interesses para a mulher/ povo brasileiro , com medo de magoá-la no caso da esposa e/ou escandalizar o povo brasileiro, no caso do político . Como resolver o impasse? Com abertura. Ou seja, quanto mais rápida e francamente eles revelarem o que desejam, mais facilmente poderão resolver esse problema particular e de Estado ."
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confian%C3%A7a )

As pessoas, por mais ocupadas e sem tempo que sejam, sempre estão em busca de seu complemento, a "metade da sua laranja", "alma gêmea", "tampa da panela", "sapato para pés cansados", etc... e a segurança de que os dias vindouros serão baseados numa relação perfeita, com a confiança como a base de tudo.
Me ponho a pensar todos os dias sobre assuntos um tanto quanto essenciais, porém esquecidos em seu íntimo, mesmo que estejam em busca, as pessoas esquecem de ponderar os pontos em relação a essa palavra tão desejada e ao mesmo tempo tão simples.
No meu ponto de vista, primeiro você deve confiar em si próprio, olhar pra frente e fazer a sua parte como cidadão, como pessoa de bem, honesta, de caráter e fiel, começando a ser o exemplo que todos buscam para se espelhar, pode até demorar, mas um dia você será reconhecido(a) e logo seguido por muitos...e por que não ver o comportamento das pessoas mudarem? Difícil? Talvez, mas não é impossível!!! Seja forte, acredite em si mesmo e pés na estrada mudando primeiro dentro de si e então passando essa confiança para outros, para que os mesmos possam caminhar ao seu lado tentando fazer sempre o melhor, cada vez mais, seja onde for!