segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Picos e Vales(Spencer Johnson)


Gente do céu, eu amo comprar e ganhar livros, de verdade, mas nesse ano de 2010 eu simplesmente acumulei um total de 16 livros novos e não li nenhunzinho!!! Que vergonha né??? Pois é, estou cabisbaixa diante desse fato horroroso!!!! Pode pensar algo, ou dizer, estou aqui para ouvir/ler mesmo!!!
Como toda geminiana que se preze, eu começo o primeiro capítulo, o segundoooo, e no terceiro eu já desisto! Quando a leitura não é tão encantadora!!! Sei que alguns deles melhoram a partir do meio, e o fim acaba sendo surpreendente!!!
Então, pensando nisso, na lei do meu próprio esforço, decidi recomeçar “Picos e Vales” de Spencer Johnson, autor do best seller “Quem mexeu no meu queijo”, acho que quem estudou administração sabe que livro é esse, ele é quase uma cartilha que ensina o B-A-BÁ de como lidar com as mudanças, enquanto que “Picos e Vales” nos ajuda a esclarecer que “…as ações sábias que você realiza nos momentos ruins de hoje geram os momentos bons de amanhã!”.
Essa minha coragem para iniciar novamente as leituras me traz um pouco mais de solidariedade, vou dividir alguns tópicos com vocês, rsss… boa leitura!
Segue abaixo os Princípios-Chave para obter sucesso com os momentos bons e ruins que ocorrem em nossos trabalhos e em nossas vidas:
  • PARA ADMINISTRAR SEUS MOMENTOS BONS E RUINS:
Faça da realidade sua amiga
Se estiver temporariamente num pico ou num vale, pergunte-se:
Qual a verdade nessa situação
  • PARA SAIR MAIS RAPIDAMENTE DE UM VALE:
Identifique e aproveite o bem oculto num momento ruim
Relaxe e reconheça que os vales têm fim. Faça o oposto daquilo que o pôs no vale. Não seja tão centrado em si mesmo: seja mais útil no trabalho e mais amoroso na vida pessoal. Evite comparações. Descubra o bem que jaz oculto no momento ruim e aproveite-o sem demora em benefício próprio.
  • PARA PERMANECER MAIS TEMPO NUM PICO:
Valorize e administre seus momentos bons com sabedoria
Seja humilde e agradecido. Continue fazendo as coisas que o levaram até lá. Continue fazendo tudo cada vez melhor. Faça mais pelos outros. Poupe recursos para os vales que estão por vir.
  • PARA CHEGAR A SEU PRÓXIMO PICO:
Siga sua visão sensível
Imagine-se gozando de um futuro melhor em detalhes tão específicos e verossímeis que em breve terá prazer em fazer o que for preciso para chegar lá.
  • PARA AJUDAR AS PESSOAS:
Conte isso aos outros
Ajuder as pessoas a fazer os momentos bons e ruins trabalharem para elas também.