segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MENDIGANDO AMOR(Alexandre Boechat)


"Uma palavra de afeto
Acalentaria a alma solitária
Sofrida, abandonada, extenuada,
Uma simples mostra de afeto...
A acariciar o coração amargurado,
Roto, maltrapilho, desfigurado...

A busca incansável de uma atenção, um sorriso sequer...
Em um mundo onde simplesmente "não se tem tempo"!
Mundo que tornou as pesssoas frias, egoístas e omissas,
Atribuindo o valor de uma vida,
o "ignorar ao próximo".

Uma palavra amiga ,
Salvaria um ser em desesperança.
A ausência do último motivo de viver,
Uma simples mostra de afeto...
A encorajar a alma já desistente,
Da existência, e a mendigar AMOR,

A procura utópica do motivo da inversão dos valores...
Os "materiais" a ofuscar, a esconder os "imateriais"!
Numa escala incoerente, na qual o Ter é mais que o Ser,
Contrariando a natureza humana da troca, dar e receber.

Uma palavra sincera,
Faria um afago, uma carícia.
Em alguém perdido, confuso, inerte,
Uma simples mostra de afeto...
A orientar um semelhante descrente,
no regresso de "pedinte" para "doador"...

E o encontro decepcionante de uma realidade cruel...
Irreversível e evolutiva, criada pela própria humanidade!
Rumo a um futuro cada vez mais obscuro,
a por um risco,
O mais notável atributo do ser humano, amar uns aos outros.

Uma palavra apenas,
Uma simples mostra de afeto...
São poderes capazes de mudar isso!
Pois mendigar AMOR,
É a mais profunda degradação humana..."


MEU PENSAMENTO:

Esse autor, na verdade, parece ter conseguido entrar na minha mente e ler todos os meus pensamentos e sentimentos há muito presos no meu mais profundo e escondido ser!!! Nunca tinha visto palavras tão frágeis e diretas!!! Fiquei sensibilizada!!!

Talvez eu esteja sendo egoísta nesse momento, pois além dessa triste realidade à que o autor se refere, mas eu também cansei de mendigar amor, mas de outro tipo de amor.

Você se doar sem esperar receber é um ato de amor, de amor incondicional, mas chega uma determinada hora que você passa a perceber que amar por você e por outro sozinho(companheiro) não é suficiente, e isso também é um ato de mendicância, deixando de ser um presente Divino pra ser um sofrimento extenuante.
Para mim, esse é o fim!
Nada mais pode existir quando você ama sozinho(a)! E o que temos a fazer com isso? Qual direção tomar?
Quando o amor de duas pessoas não dá certo, então devemos passar a amar ao próximo, amar os desconhecidos, as criancinhas necessitadas e nos doar, sem dó nem piedade, sem medir esforços, e tentar fazer algo melhor, sempre!!! (E isso não vale só quando nos decepcionamos com alguém não, é válido também para todos os momentos, estando ou não felizes, apenas esclarecendo que, devemos nos DOAR muito mais aos pequeninos, em vez de chorar pelos cantos da casa por um relacionamento falido!)
Amando um desconhecido, principalmente indefeso, receberemos em dobro, e isso é fato!

Como diz na Bíblia (Jo 15, 9): "como o Pai me amou, assim também eu vos amei."...e em Jo 15, 12: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."